Cozinha industrial que está no mercado desde 2018, produz alimentos congelados com o seguinte conceito: comida de verdade para crianças. Todos os alimentos são livres de conservantes, fabricados com produtos selecionados in natura, e a cadeia de processos segue as exigências da legislação vigente, que é monitorada por um profissional nutricionista que compõe o time Savety.
Atualmente a MPS conta com uma linha de refeições, snacks e sucos e produz em média 7.000 refeições por mês.
A Savety presta uma assessoria completa e contínua para a empresa, que engloba controle de qualidade garantindo a produção de alimentos seguros aos clientes finais, desenvolvimento de cardápio balanceado, nutritivo e rentável, e produção de informações nutricionais.
O início da assessoria na empresa foi em meio a um cenário caótico de desperdícios excessivos e ausência de padronização das refeições, o que gerava grandes prejuízos financeiros. Para sanar este problema, nos envolvemos nas seguintes atividades:
- Cotação;
- Negociação com fornecedores;
- Compras;
- Treinamento de capacitação aos colaboradores;
- Desenvolvimento de fichas técnicas operacionais e gerenciais;
- Ajuste de composição para tornar os produtos mais rentáveis;
- Análise de % de aproveitamento de matéria prima;
- Cálculo de CMV;
- Aproveitamento integral dos alimentos (talos, cascas, etc).
O trabalho de diminuição de custos foi realizado em parceria com a consultoria financeira da engenheira Lorena Barreto, e resultou nos seguintes pontos: - Diminuição de até 50% no CMV de todas as refeições que compõe o cardápio;
- Diminuição de 45% nos custos das compras de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) após negociações recorrentes e fornecedores alternativos;
- Prejuízo financeiro do mês de Março: R$5.000 referente a perdas de refeições manipuladas de modo inadequado, erro na preparação e produções excessivas que não eram reutilizas devido ao binômio tempo-temperatura. Após o início da consultoria (Abril) e implantação da metodologia de cálculo automático para produção de refeições, reestruturação do fluxo da cadeia de processos e treinamento de capacitação para os colaboradores os prejuízos financeiros foram de apenas R$230.